O que é o Sport Stacking?

 

O Sport Stacking é um desporto praticado de forma individual ou em equipas que consiste em construir e desconstruir pirâmides de copos de plásticos especialmente desenhados, numa determinada sequência previamente definida. Os jogadores competem principalmente contra o relógio fazendo stacks usando 9 ou 12 copos em pirâmides de 3, 6 e 10 copos.

 

Nas competições oficiais são utilizadas 3 stacks diferentes:

3-3-3: Com 9 copos, fazem-se e desfazem-se 3 pirâmides de 3 copos cada.

3-6-3: Com os 12 copos, fazem-se e desfazem-se 3 pirâmides. A primeira de 3 copos, a segunda de 6 e a última novamente de 3 copos.

Cycle: Com os 12 copos, fazem-se e desfazem-se várias sequências de pirâmides. Primeiro o 3-6-3, seguida de duas pirâmides de 6 copos cada e terminando com uma pirâmide de 10 copos com um copo de cada lado, um deles virado ao contrário.

 

Como em todos os desportos e competições, existem algumas regras no Sport Stacking. Resumidamente as regras principais são:

  • Usar sempre as duas mãos para trabalhar mas nunca num mesmo copo.
  • O stacker só poder empilhar uma pirâmide de cada vez embora na fase de down stack seja permitido tocar em duas pirâmides em simultâneo.
  • Os fumbles têm que ser corrigidos de forma imediata. Na fase de up stack, tem que se voltar atrás na sequência até onde aconteceu o fumble para o corrigir. Se acontecer na fase de down stack pode ser corrigido assim que aconteça sem ser necessário voltar atrás na sequência.

 

Existem três modalidades diferentes de competição:

Individual: Cada stacker compete individualmente contra o relógio. Nesta modalidade existe competição em: 3-3-3, 3-6-3 e Cycle.

Duplas: Dois stackers, um utilizando apenas a mão esquerda e outro a mão direita, trabalham em equipa competindo contra o relógio. Nesta modalidade compete-se apenas com o cycle. Para os stackers especiais, o stack de competição utilizado em duplas é o 3-6-3

Equipas: Quatro stackers participam à vez tendo cada um que completar o stack em competição o mais rápido possível e passando a vez ao stacker seguinte e assim sucessivamente até o último elemento finalizar e parar o cronómetro. Há duas formas de competição em equipas, cronometrado em que o stack utilizado é o 3-6-3 e como o nome indica é feito contra-relógio, e o frente-a-frente em que se pode competir em 3-6-3 ou cycle e o objectivo é fazer uma prova rápida e limpa, sem fumbles, em que ganha a equipa que no final tiver menos penalizações.

 

As várias modalidades são depois divididas em escalões etários de acordo com a idade do stacker. Nas duplas e equipas o escalão atribuído é sempre determinado pela idade do stacker mais velho. Nas competições oficiais as idades podem variar dos 4 anos até aos seniores, maiores de 60.

 

As competições oficiais são organizadas pela WSSA (World Sport Stacking Association) a quem compete a regulamentação do Sport Stacking assim como o trabalho de promoção e divulgação junto das escolas e entidades por todo o mundo através das associações nacionais de cada país, como é o caso da WSSA Portugal - Associação Portuguesa de Sport Stacking.

 

Mas o sport stacking não se resume aos 3 stacks de competição. As possibilidades são ilimitadas e vão até onde possa ir a imaginação e criatividade de cada um. Ao combinar os stacks com outras actividades podemos elaborar programas curriculares que já vêm sendo implementados em muitas escolas, através das aulas de Educação Física. Neste momento há mais de 33.000 programas curriculares desenvolvidos em mais de 29 países, já tendo chegado a mais de 2 milhões de alunos e praticantes por todo o mundo.

 

O sport stacking não é apenas um jogo. É uma actividade que ajuda ao desenvolvimento dos seus praticantes nomeadamente no que respeita à coordenação, destreza, concentração e tempo de reacção promovendo também a auto-estima e o trabalho em equipa entre muitos outros benefícios.

Newsletter

Inscreve-te e mantém-te a par das novidades

Contacte-nos

Entre em contacto connosco através de:

Junta-te a nós