Vocabulário

 

Existem alguns termos específicos no Sport Stacking que facilmente entram na gíria dos Stackers. Aqui ficam alguns exemplos: 

 

  • Sport Stacking - Desporto, exercício ou actividade que consiste em construir e desconstruir pirâmides empilhando diferentes números de copos em sequências específicas.
  • Stacker - Aquele que pratica Sport Stacking
  • Stack - Construção, pirâmide ou sequência construída empilhando um determinado número de copos.
  • Up Stack - Acto ou fase de construir uma pirâmide.
  • Down Stack - Acto ou fase de desfazer uma pirâmide.
  • 3-3-3 - Stack constituído por 3 pirâmides de 3 copos cada.
  • 3-6-3 - Stack constituído por 3 pirâmides. A primeira de 3 copos, a segunda de 6 e a última novamente de 3.
  • Cycle - Stack constituída por uma sequência de 3 stacks. 3-6-3, 6-6 e 1-10-1 terminado com os copos na posição inicial.
  • Duplas - Modalidade em que competem dois stakers em equipa, um utilizando a mão direita e o outro a mão esquerda para realizar o cycle.
  • Time Relay - Modalidade em que se compete em equipa de quatro stackers contra o relógio, tendo cada elemento da equipa de fazer o 3-6-3. 
  • Head to head Relay - Modalidade em que competem duas equipas de quatro stackers frente a frente. Nesta modalidade pode-se competir em 3-6-3 ou em cycle. Embora o tempo seja importante, nesta modalidade quem ganha é a equipa com menos penalizações originadas por fumbles.
  • Fumble - Termo utilizado quando um ou mais copos caem durante a fase de up stack ou down stack. Devem ser corrigidos imediatamente quando acontecem, antes de prosseguir com a sequência para não originar scratch. Existem quatro tipo de fumbles:
    • Tipper - Queda de um ou mais copos para a mesa ou chão.
    • Slider - Quando um ou mais copos deslizam e caem ficando junto com outro(s) copo(s) do nível imediatamente abaixo.
    • Toppler - Queda de um conjunto de copos quando estão juntos em torre.
    • Slanter - Quando um copo cai ficando inclinado e apoiado em outros copos da mesma pirâmide.
  • Scratch - Infracção que implica o não registo do tempo cronometrado, como por exemplo a não correcção imediata de um fumble. Para melhor esclarecimento sobre que situações podem levar a um scratch deverá consultar as regras e regulamentos no site da WSSA Portugal.
  • Hiccup - Quando um ligeiro movimento acidental de uma ou das duas mãos ou braços pára ou reinicia o cronómetro sem intenção. Em competição um hiccup não é considerado uma tentativa.

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